Quimeras gauchescas

6 out • Caso do DiaNenhum comentário em Quimeras gauchescas

 O líder de um dos vários movimentos separatistas deu entrevista para a ZH de ontem e, entre outras ilusões, quer que a Capital do Sul emancipado seja Lages (SC). Já começa aí a bronca antes mesmo de isso acontecer, digamos, a mesma chance que uma lesma ganhar uma corrida de 100 metros com obstáculos andando de ré. Imagina se a gauchada ia topar essa. Os fundamentalistas guascas já acreditam que Porto Alegre é a Capital do mundo ocidental, imagina a reação.

 Desde sempre não me entra na cabeça que esse pessoal não entenda o mínimo de economia para achar que o país Sul tem viabilidade. Para começar, se de fato isso acontecesse, o Brasil (incluindo estatais e empréstimos externos com o aval do Tesouro Nacional) cobraria sua dívida que já nos deixaria de joelhos por meio século. Além disso, teríamos que importar energia elétrica e petróleo do Brasil. E para ficar em um só produto primário, até banana teríamos que importar.

 Seria o roto brigado com o esfarrapado.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »