Questão de antena  

25 jul • A Vida como ela foiNenhum comentário em Questão de antena  

Anos 1980, uma sexta-feira. Eu estava quase baixando o Informe Especial, a página 3 da Zero Hora, quando o diretor de redação assomou à porta da sua sala e fez aquele sinal com dedo indicador virado para baixo, me chamando. O Lauro adorava me deixar preso na redação até noite alta.

– Não sai sem falar comigo!

Era uma ordem. E repetida com frequência. Em menos de meia hora finalizei o texto e foto e mandei para a diagramação. O Jorginho fez o seu serviço bem rápido, de maneira que eu podia ir embora.

– Não sai sem falar comigo! – reordenou o Lauro.

Para usar uma frase batida usada nos romances, fiquei tamborilando os dedos na mesa. Ê saco! Passou uma hora, e o cara me prendendo. Justo quando eu ia para o famoso dá ou desce, ele me chamou.

– Seguinte. Bota uma nota advertindo que amanhã, à meia-noite, começa o horário de verão. Sempre tem os desligados que não se antenam no óbvio.

– Mas Lauro, já tá baixada a página, vou ter que reabri-la!

– Faça isso.

Butz a bariu, como dizem os palestinos das lojas do Centro. Troquei a nota rápido, mas, para diagramar de novo levou um tempão. No domingo, fechei a página e ao sair do prédio vi que o enorme relógio do prédio ainda estava com o horário antigo. Voltei para a minha vingança.

– Lauro, olha só. O nosso relógio não foi mudado para o horário de verão. E arrematei:

– Sempre tem os desligados que não são antenados, não é mesmo?

Saí correndo para ele não dizer “não sai sem falar comigo” de novo.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »