Quem governa este país

23 jun • Caso do Dia, NotasNenhum comentário em Quem governa este país

O Judiciário e o Ministério Público, professor. O papai sempre dizia que era uma coisa chamado Executivo, mas pelo que sei ele está extinto. Profe, é uma coisa meio esquisita, porque o tal de Executivo quer governar, mas em seguida seus atos são anulados por estes dois poderes embora um não seja. É mais difícil que uma equação de segundo grau.

PAPAI, PAPAI…

…agora eu sei porque as pessoas botam a mão no peito quando ouvem o Hino Nacional. É pra lalau não bater a carteira do bolso.
MK-0030-20---Banner-Meios-de-Pagamento---600x90

PANELA NA JANELA

É muito entender a democracia brasileira, professor. E olha que eu tento. Uma outra coisa que não me entra na cabeça é quando um tribunal que entra em fria é julgado pelo mesmo tribunal. Seria o Brasil um regime fechado, magister? O meu pai diz que sim, mas minha mãe diz que não, e vai bater panela  na janela.

APAGÃO GERAL

A mídia está com quadros tão reduzidos e com tão pouco vento nas velas que esqueceu até as pautas eternas. Esqueceram da entrada oficial do inverno e das previsões estendidas, esqueceram da última semana para a entrega do Imposto de Renda, para ficar só nestas duas. O vírus matou os pauteiros?

CORTA-CABEÇAS…

Mesmo antes da pandemia os jornais já estavam fazendo cortes brutais nas redações. Agora, então, é um pega-pra-capar geral. Claro que isso se reflete na quantidade e qualidade das informações. Levando em conta que a quase totalidade das informações gira em torno do Maléfico e ainda sem futebol, que também parou, vivemos o maior samba de uma nota só da história.

Alguns jornais com folhas mais pesadas optaram por demissões, já desde o declínio da renda publicitária, agora  reduzem salários na base de 25%; outros mantiveram os salários, mas enxugando ainda mais as redações. Tudo tão triste.

ENTREMENTES…

…as faculdades de Jornalismo já despejavam jornalistas acima da capacidade de absorção do mercado. Talvez apenas 15% a 25% encontravam colocação. Os demais vivem de bicos ou abriam assessorias de imprensa, cuja mortalidade é enorme. Eu falei abriam, porque, a partir de agora, empresas e instituições vão cortar esse custo e a propaganda.

E o salário, ó…

COMO ANTIGAMENTE

 Meu filho Christian está deslumbrado com o jornal Süddeutsche Zeitung, da Baviera, terra do meu pai. “Eles fazem perguntas! É como o jornalismo de antigamente”, disse-me o rebento. De fato, por aqui, repórter já sabe a resposta antes de fazer a pergunta.

O ABOMINÁVEL MUNDO LIGHT

O Netflx anunciou uma versão light de filme pornô. Filme pornô light não existe, é como meia gravidez. Na melhor das hipóteses, seria  sexo papai-mamãe embaixo das cobertas com luz apagada e mantendo distanciamento de dois metros. E de máscaras.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »