Quem é o burro aqui?

29 jun • A Vida como ela foiNenhum comentário em Quem é o burro aqui?

O Brasil teve o seu Pedro Bó, um personagem criado por Chico Anísio que fazia as perguntas mais óbvias possíveis. Rapidamente, alguém tapado ou burro recebia a resposta acompanhada de um “Pedro Bó” no início ou fim. Muito tempo antes, no tempo do programa de rádio Balança mas não cai, anos 1950, foi criado também um personagem que irritava com perguntas óbvias.

Posteriormente veio o Tolerância Zero para perguntas idiotas, interpretado pelo falecido (e excelente) ator Chico Milani. No cotidiano, a toda hora parece algum Pedro Bó. Uma clássica é aquela quando alguém faz uma pergunta tipo “Qual seu nome completo?”, e recebe uma interrogação como resposta: “Quem? Eu?”

Por isso que a “piada” de português a seguir, não é piada pelo simples motivo que português não é burro, apenas não têm subtexto, e merecia um sonoro Pedro Bó para o perguntante brasileiro.

-x-x-x-

 

O brasileiro, no terceiro andar de um edifício, em Lisboa, chama o elevador e a porta se abre quase instantaneamente. Aí ele pergunta às pessoas que estão dentro:

– Está descendo?

Todos respondem:

– Não.

E o brasileiro pergunta

– Está subindo?

Todos respondem

– Não.

E o brasileiro, já todo afobado:

– Está o quê?

Todos respondem

– Está parado..

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »