Procura-se criatividade

19 abr • Caso do DiaNenhum comentário em Procura-se criatividade

 Há muito tempo que reclamo de um vício da imprensa gaúcha, o de achar que o mundo gira em torno das coisas de Estado e dos seus servidores. Mesmo de forma inconsciente, as pautas são preferencialmente dirigidas a ele e a seus funcionários e entidades. Há um comodismo nisso, porque estes seres jurídicos ou físicos são os mais geradores de releases que existem. Só que eles não são o umbigo de Porto Alegre e do Rio Grande do Sul, no caso.

 Então vem tudo pronto, e como tal é aproveitado sem remorsos. Sim, há uma certa preguiça de cobrir o dia a dia. Até mesmo as editorias especializadas, como é o caso do CDO da Zero Hora, ocupam-se preferencialmente desta área. A cobertura do resto é falha.

 Sempre uso o exemplo do Hospital Conceição. Muda a diretoria é capa de jornal; muda a diretoria de um grande hospital privado e não se lê nada fora do release em um canto do jornal, quando ele é disparado. Observem as colunas políticas. Quase todas as notas falam de escândalos erros e acertos (na ótica do articulista) e, raramente, a atividade parlamentar em outros assuntos é coberta.

 Estamos maduros para algum fenômeno editorial novo, como foi O Pasquim, assim como estamos maduros para uma novela fora dos arquétipos, como foi o caso de Beto Rockefeller, e estamos maduros – maduríssimos – para uma nova proposta de rádio como foi a Continental de Porto Alegre, nos anos 1970.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »