Processo: uso indevido de Vitamina D

21 jan • Caso do DiaNenhum comentário em Processo: uso indevido de Vitamina D

O excesso de vitaminas para conter o Coronavírus tem sido questionado. No próximo dia 21 de janeiro, às 13h30, acontecerá uma audiência de conciliação no CEJUSC do Foro Central. Trata-se de ação indenizatória, movida pela autora Felícitas Renner e seus filhos contra a Stem Pharmacethical, em razão do uso do suplemento polivitamínico auxiliar na absorção de cálcio, de fabricação da Stem.

Felícitas ingeriu 29 cápsulas (uma por dia) e passou a apresentar quadro da perda da função renal, hipercalcemia e sintomas emocionais que provocavam instabilidade, pânico e ansiedade. Diante disso, e por conta da pandemia da Covid-19, a vítima realizou o exame do RT-PCR, cujo resultado foi negativo.

Com os sintomas agravados procurou auxílio médico e, após se submeter a uma bateria de exames, foi internada no Hospital Moinhos de Vento, onde permaneceu de 23/09 a 30/09, em ala especial, para tratamento da Covid-19, isolada de seus familiares, onde recebeu hidratação com diuréticos e um curso de ácido zoledrânico.

A sra. Felícitas não se recuperou totalmente e permanece em tratamento para amenizar dores de cabeça, náuseas e cansaço. O laudo médico atesta que, embora informada a dosagem de 2.000Ul, em verdade cada cápsula continha 1.000.000 Ul – correspondendo a uma ingestão diária de 500 cápsulas e causando intoxicação severa e risco de morte.

VITAMINA DEm 22/09/2020, a Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul foi notificada sobre dois casos suspeitos de intoxicação semelhantes por superdosagem e emitiu alerta de urgência sobre o consumo excessivo do suplemento alimentar “Vitamina D”, determinando a suspensão do produto.

Está sendo postulado danos morais e materiais. O advogado do caso é o especialista gaúcho em indenizações, Dr Eduardo Lemos Barbosa.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »