Caros leitores

17 jun • ArtigosNenhum comentário em Caros leitores

Todos sabemos que povos civilizados são amáveis e educados. Tem até ministérios para tratar das relações etc etc.

Desde que não sejam vizinhos. Se forem vizinhos tudo muda, Portenhos e Argentinos por exemplo, Suecos e Noruegueses, Italianos e Alemães, franceses e Belgas, e já que falamos em gente educada, temos os vizinhos de Bento Gonçalves e os Caxienses…

Agora, numa das folhas que não foram devoradas pelos cupins, tenho um recorte que deixa claro não sermos só nós. Tenho meio carcomida o nome da Lourdete Ertel, suponho que ela tenha redigido. Mas só suponho!

Diz o texto: norte americanos não são muito chegados ao futebol. Mas, ao colocar a França no centro das atenções do mundo desportivo na Copa, acabaram por exasperar um antigo esporte dos compatriotas do Tio Sam:

O povo tem se divertido com um texto que passeia pela internet, imitando um guia de viagem falando para turistas em visita à terra do fondue. É uma deitação só, como mostra o trecho:

“A França tem uma economia diversificada, que, na Europa perde apenas para a da Alemanha. O que é surpreendente, já que as pessoas dificilmente trabalham por lá. Se não estiverem enrolando tempo no almoço, os franceses estão em greve ou bloqueando estradas com tratores e caminhões.”

E segue: “Os principais produtos de exportação são, em ordem de importância para a economia: vinho, armas nucleares, perfume, mísseis teleguiados, champanhe, armamento de alto calibre, granadas, minas, tanques, aviões de caça e queijo (…). Em resumo: o país tem uma história espetacular, uma pitoresca geografia e um clima ameno e seria um lugar maravilhoso. Não fosse habitado por franceses”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

« »