Posição Mandrake

5 mar • NotasNenhum comentário em Posição Mandrake

Já ouviu falar nela? Vem de um personagem de história em quadrinhos da década de 1940/ 1950, um mágico que tinha a capacidade de congelar o tempo. Daí virou brincadeira entre a criançada de gritar “Mandrake!”, e a pessoa tinha que ficar imóvel fosse qual fosse a posição, boca aberta, um pé levantado etc. Só podia voltar ao normal quando se dissesse “livre”.

https://www.banrisul.com.br/pix/link/pixpj.html?utm_source=fernando_albrecht&utm_medium=blog&utm_campaign=pixpj_promo&utm_content=centro_600x90px

Pois com essa nova onda do fecha-tudo, Mandrake voltou à ativa. Não podemos nos mexer, o comércio está imexível assim como as operações gastronômicas. Angustiados donos de restaurantes de ponta até do mais humilde pé-sujo se perguntam quanto tempo lhes resta antes do amargo fim do seu negócio.

Churrasco de vila

Não entro em vila há muitos anos, mas elas têm uma certa dignidade. Tinham, antes do tráfico tomar conta. Nos meus tempos de reportagem policial, até gostava de confraternizar com os vileiros. Muitos me convidavam para comer um assado, galinha com arroz, essas coisas caseiras. De quebra, benzedeiras faziam reza forte para mim.

 Não me deixavam pagar, mas eu insistia em pelo menos pagar as cervejas. Maioria era gente boa que a sorte esqueceu. Bocas brabas da época, como o Mato Sampaio (hoje Vila Bom Jesus) me recebiam bem. Como eu disse, os traficantes mudaram tudo para pior. São imperadores e xerifes, uma estranha inversão de valores.

Signore Gaggio

Já comentei aqui, sinto uma falta danada de saborear um expresso sentadito numa mesa, talvez acompanhado de um pão de queijo. Dizem que o espresso foi criado por italiano de nome Gaggio. Meus respeitos signore, esteja onde estiver. Só queria lhe comunicar que por aqui sua criação está sendo aviltada. Muitos baristas colocam displicentemente pó de um café de última sem nenhuma tenência e capricho, e servem uma água turva que chamam de expresso.

Na minha adolescência, quando o dinheiro faltava, minha mãe fazia café de chicória, ruim como sopa de cobra. Não esperava ter que beber algo tão desagradável no futuro. Estava enganado.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »