Por que pilotos não arremetem?

5 abr • NotasNenhum comentário em Por que pilotos não arremetem?

 A revista Aero Magazine publicou excelente matéria sobre este assunto. Aduzo um comentário, que talvez o comandante não arremeta porque teria que entrar de novo na fila para pousar, que significa atraso, que significa conexão perdida, que significa remanejamento de passageiros, que significa perder dinheiro.

 Um estudo da Flight Safety Foundation (FSF) concluiu que 54% de todos os acidentes poderiam ter sido potencialmente evitados se o piloto em comando tivesse executado uma arremetida, aumentando simplesmente a potência e retornando para uma nova tentativa de pouso. Muitas vezes, a primeira tentativa não era estável sob algum aspecto.

 O estudo recente da FSF “Projeto de Decisão de Arremeter e sua Execução” mostrou que o número de arremetidas não melhorou. Apenas 3% das aproximações “instáveis” resultam em arremetidas o que significa que, em 97% dos casos, os pilotos acreditam que podem pousar em segurança a despeito de várias indicações comprometedoras.

 Por que motivo as tripulações treinadas profissionalmente ignoram as práticas da companhia com relação às arremetidas e quais os motivos de não haver a necessária intervenção da empresa?

 Existe, sem dúvida, um certo grau de risco na realização de uma arremetida, o que é comprovado pelas ocorrências de perda de controle da aeronave durante sua execução. Por outro lado, é uma manobra raramente executada nos simuladores de voo.  Os estudos da FSF também confirmam o elemento de risco existente nas arremetidas: uma em cada dez leva a um resultado indesejado.

 Também mostrou que os pilotos experientes e familiarizados com suas aeronaves têm grande influência nos resultados, assim como a comunicação com a torre de controle durante a manobra. A implementação de sistemas automáticos de alerta para aproximações e pousos estáveis – onde for possível – será uma grande ajuda para resolver o problema. A chave também está em um treinamento mais realista nos simuladores que possa refletir as diversas condições de operação nos aeroportos.

Original: http://aeromagazine.uol.com.br/artigo/pilotos-continuam-evitando-arremetidas-com-seus-avioes_3374.html?utm_campaign=aeroclipping_-_

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »