Pilchas defumadas

10 set • Caso do Dia, NotasNenhum comentário em Pilchas defumadas

Em outros tempos, o Acampamento Farroupilha já estaria botando gauchada autêntica e disfarçada pelo ladrão. Até o 20 de Setembro seria a repetição de edições anteriores, um Festival de Defumação misturada com poeira. Em caso de chuva, com barro. A cada 20 metros se alternam piquetes, galpões frios como uma nota de 30 reais de bancos, empresas e órgãos públicos.

PERDIDOS NA NOITE

Para quem não é daqui, era preciso chamar atenção que 80% dos acampados eram funcionários públicos em licença-prêmio ou de meio expediente. Deixavam a pilcha na cadeira da repartição e se mandavam para a fumigação. Dos 20% restantes, 10% só queriam saber onde ficava a Rodoviária; os outros 10% queriam achar a saída.

DESESTRESSE GAUDÉRIO

Acampar no Parque a pretexto de honrar a tradição tem vários efeitos colaterais benéficos. Por exemplo, fugir da nega veia, também conhecida como a perpétua. Por sua vez, a nega veia tira um tempo do maridão. Se voltasse para casa de noite, teria que aguentar bafo de cachaça com bigode cheirando a gordura de borrego. Nem a santa das santas aguenta.

https://ww8.banrisul.com.br/brb/link/brbwe4hw.aspx?largura=1366&altura=683&sistema=portalderenegociacao&utm_source=fernando_albrecht&utm_medium=blog&utm_campaign=negocie&utm_content=centro_600x90px

Aliás, a gauchada casada há mais tempo gosta de chamar a legítima de Santinha. Às vezes ela é,  às vezes ele pensa que ela é.

O DIA DA GLÓRIA

O ápice é o Desfile do 20 de Setembro. A bordo dos cavalos, às vezes tontos pelo cheiro que vem da bombacha e da cueca samba-canção que têm saudades do tanque, lá se vão eles. Como nos versos do pernambucano Acêncio Ferreira.

Lá vem os gaúchos em louca disparada
Pra quê?
Pra nada…


Bem coisa do Nordeste. Mal sabem eles que a verdade está no nosso hino, aliás, composto por um paulista.

Sirvam nossas façanhas de exemplos para toda a terra.

Ao que um gaiato modificou para:

Sirvam nossos exemplos de façanhas para toda a terra.

SUA MAJESTADE, O CAVALO

Certa vez perguntei ao DJ Claudinho Pereira se ele estava de boa. Resposta:

 – Tô igual a cavalo no desfile do Vinte de Setembro. Cagando e andando, mas sendo aplaudido.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »