Pequenas traições

29 jan • A Vida como ela foiNenhum comentário em Pequenas traições

 Ouvi uma conversa de barbearia em que o cliente contou sobre algo que ele comprou, que custou muito caro. Pelo papo, intuí que o tal produto ou serviço estava acima do seu orçamento familiar, então no final do relato ele justificou a compra assim.

 – Mas tudo que e caro tem o seu valor, não é mesmo?

 É uma variável do dito popular “o barato sai caro”, mas há uma nuance na primeira fala. Ele não estava se justificando para o outro, estava se justificando para ele mesmo. A entonação da voz e a linguagem corporal, cabeça inclinada em direção ao outro, indicavam que precisava muito que o interlocutor aprovasse a cara transação, dando-lhe total razão. A resposta ideal é o ditado referido, o barato sai caro, então fizeste bem.

 Da mesma forma, quando alguém é acusado de algum malfeito. A primeira reação é perguntar sobre as provas que o acusador tem. Prioriza mais as provas do que o “sou inocente!”.

 Como temos visto muito ultimamente.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »