Para elas, com elas

19 out • A Vida como ela foiNenhum comentário em Para elas, com elas

Muito antes de se falar em liberação feminina & mulheres ocupando cargos masculinos, um banco gaúcho já tinha criado uma agência bancária exclusivamente para mulheres, e com funcionárias também mulheres. Foi o Banco da Província, depois incorporado pelo Montepio da Família Militar (MFM), mudando para Banco Sulbrasileiro juntamente com dois outros, o Sulbanco e o Nacional do Comércio.

Os prédios ainda estão na rua Sete de Setembro. O Província, na esquina com a Uruguai, hoje é Santander. Trabalhei lá. Um dos diretores, acho que foi o José Pires Reis, teve essa ideia. A agência feminina ficava na rua Marechal Floriano, um pouco acima da da esquina  com a Riachuelo, à direita. A gerente e todas as funcionárias eram mulheres e só mulheres podiam ter conta corrente.

Entre outras comodidades, havia uma pequena creche, um banheiro e vestuário e kits de emergências estéticas, como agulhas, linhas, botões e maquiagem. Foi uma ideia adiante do seu tempo, e por isso não durou quando houve a troca do controle acionário.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »