Os sem-carteiro

6 fev • Caso do Dia, NotasNenhum comentário em Os sem-carteiro

A ECT terá 45 dias para implantar serviço postal com entrega domiciliar aos moradores do bairro São Pedro, em Flores da Cunha (RS). A 4ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) confirmou, na última semana, sentença da Justiça Federal de Caxias do Sul (RS) e negou, por unanimidade, o recurso da ECT.

A ação civil pública foi movida pelo Ministério Público Federal (MPF) após abaixo-assinado firmado por 150 residentes do bairro requerendo a entrega direta e relatando irregularidade no serviço postal.

A estranheza

Li e reli a informação acima vinda do TRF4 e me quedei a maturar. Que estranho país é este em que a Justiça precisa ser acionada para receber correspondência em casa? Deve ser algo inédito na história postal do mundo inteiro em todas as épocas.

Ascensão e queda

Os Correios sempre foram uma empresa problemática, com períodos de real grandeza. Nos anos 1960, era cabide de emprego. Entre outras bondades do governo, universitários que cumpriam turno integral nas faculdades podiam requerer – e obter – emprego com salário de carteiro para o turno da noite. Na prática, só iam lá bater ponto e deu. Nos anos 1970, um capitão de fragata foi encarregado de dar um jeito nesse e em outros descalabros. Não só deu jeito como colocou a estatal brasileira entre os três melhores serviços postais do mundo.

No primeiro governo Lula, o companheiro entregou a direção da ECT para integrantes do PMDB mineiro. No que deu vocês sabem.

Na Fronteira tem

uberUma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa. Mas na Fronteira Oeste essa expressão é relativa.

ERRATA

Evento da Revista Votto reunindo ministros do governo Bolsonaro e o vice-presidente Hamilton Mourão dia 13 será em Brasília e não em Porto Alegre.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »