Os russos estão chegando

10 fev • Sem categoriaNenhum comentário em Os russos estão chegando

O Poseidon, novíssimo drone submarino da Rússia, poderá viajar a uma grande velocidade de até 200 km/h e mergulhar até 1 km para perfurar qualquer defesa, segundo informações da mídia. Se ele é operacional ainda depende de testes prolongados. De qualquer forma, os russos sempre foram bons em tecnologia bélica do ar, terra e mar. O que estraga é sempre uma peça pequena que quebra, a famosa rebimboca da parafuseta.

O que nos deixa com a pulga atrás da orelha é a velocidade prometida, de 200 Km/h debaixo da água. Vencer a resistência da água exigiria uma fenomenal quantidade de energia, seja ela qual for. Os melhores submarinos do mundo raramente conseguem ultrapassar 50 nós (pouco mais de 90 Km/h) submersos.

O veículo submarino não tripulado (UUV) “poderia penetrar qualquer contramedida de guerra submarina e outros sistemas de defesa inimigos devido a um sistema de controle totalmente autônomo”, revelou uma fonte militar russa. A mesma fonte, a Sputnik News, também lança mais luz sobre a arma secreta, cujas muitas das informações são cavitação a essa velocidade propulsão é mistério, mas há pesquisas que usam equipamentos que criam um “vácuo entre o mar e o casco”. Sistema conhecido como lagartas.

Por exemplo, o submarino russo de propulsão nuclear K-278 Komsomolets chegou a atingir uma profundidade recorde de 1.027 metros no mar da Noruega, disse Mikhail Khodarenok, um especialista militar russo.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »