Os repetidores

25 jan • Caso do Dia, NotasNenhum comentário em Os repetidores

Uma das mais graves consequências da queda de receita publicitária dos jornais foi e ainda é o enxugamento de custos, a ponto tal que estão cortando qualidade agregada ao produto. No passado não muito distante, os grandes jornais tinham correspondentes fixos nas principais capitais mundiais. Domesticamente, as principais capitais mantinham sucursais completas, com redação, gerência comercial e fotógrafos próprios.

Isso se foi. Então o que vem do exterior chega aqui pelas agências e daqui chegam aos demais jornais do Brasil pelas agências de notícias dos jornalões: Agência Globo, Agência Folhas e Agência Estado. Adeus cor local. Não precisava acontecer uma tragédia para que os diários e revistas mandassem pessoal de apoio, os daqui faziam essa tarefa.

Então vamos lá. O que aconteceu em Davos, por exemplo, vem em bruto para estas agências, que engrossam o caldo com comentários paralelos de especialistas assim dizentes. Então todos, do Norte a Sul, recebem o mesmo texto. E quem conta um conto aumenta um ponto. Basicamente, os órgãos de imprensa são repetidores como acontece na TV.

Mãe de Deus!

Após entregar recentemente o novo Hospital Santa Ana, em Porto Alegre, a Associação Educadora São Carlos (AESC) fez um importante anúncio, a expansão do Hospital Mãe de Deus de Porto Alegre, investimento com valor inicial de R$ 144 milhões. Com conclusão prevista para 2024, a inciativa será dividida em quatro fases e aumentará em 30% a capacidade de atendimento do complexo, beneficiando diferentes setores e especialidades clínicas, em um total de 37 mil metros quadrados de área ampliada.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »