Os prefeitos se mexem

26 maio • Caso do DiaNenhum comentário em Os prefeitos se mexem

Os prefeitos da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal) discutiram, na quinta-feira (23), as novas atas de registro de preço para compras coletivas. No processo licitatório, serão acrescidos objetos para sinalização viária, infraestrutura para eventos e software de gestão patrimonial. O presidente da instituição, Miki Breier, destaca a necessidade das ofertas estarem conectadas com a realidade das cidades. “Temos o intuito de melhorar as entregas e reduzir os custos”, explica.

Na assembleia, também foram apresentados dois novos serviços: “Granpal Responde” e “Agenda Granpal”. O primeiro servirá para buscar respostas e alinhar convênios entre instituições e prefeituras – o que já saiu do papel em pautas de proteção animal e Defesa Civil. O segundo consiste em trazer fornecedores de interesse coletivo à entidade para apresentar novas soluções aos governos.

O diretor-executivo José Luis Barbosa expôs o balancete financeiro e as parcerias firmadas nos últimos 40 dias. As escolas de gestão da Famurs, da Assembleia Legislativa e da Saúde Pública do Estado já assinaram termo de cooperação com a Granpal. “Quando as turmas – de qualquer curso – não estiverem com o quadro completo, os funcionários das nossas prefeituras poderão completá-las”, explica Barbosa. Os auditores fiscais de Cachoeirinha e a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento do RS também estão dispostos a cooperar com as cidades através de informação e ajuda técnica.

Representação em Brasília

É consensual a visão entre os prefeitos de que a instituição precisa de uma representação em Brasília. “O ideal é que tenhamos alguém que acompanhe os ministérios diariamente e faça andar com mais celeridade nossas demandas”, afirma o prefeito Leonardo Pascoal, de Esteio. Na mesma linha pensa o prefeito Daiçon Maciel, de Santo Antônio da Patrulha: “Esse trabalho é de fundamental importância e refletirá em conquistas para as cidades”, defendeu. A instituição evoluirá na contratação nas próximas semanas.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »