Os perigos do 2

19 jan • Caso do DiaNenhum comentário em Os perigos do 2

Essa história dos funcionários das empreiteiras envolvidas na Lava Jato terem desviado propinas alheias para uso próprio, contada pelo jornal Valor Econômico, lembra um caso ocorrido nos anos 1980. Uma poderosa multinacional do ramo siderúrgico se viu envolvida em escândalo semelhante, usando recursos do seu caixa 2.

Na época, um alto executivo de outra empresa estrangeira comentou comigo que ficara surpreso com a trapalhada, menos por ela e mais pelo caixa 2. Grandes corporações estrangeiras fugiam do caixa 2. E por um bom motivo, além dos controles acionários. Se tiver caixa 2, funcionários de nível médio também teriam como acessar dinheiro não contabilizado, e daí para a tentação e da tentação para o afano era um passo.

Como foi o caso.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »