Os pequenos adultos

18 abr • A Vida como ela foiNenhum comentário em Os pequenos adultos

Observem nos programas de culinária da TV  (Pequenos Cozinheiros, Pequenos Confeiteiros, entre outros ) como as crianças imitam os adultos nas suas caras e bocas. Quase sempre com naturalidade tão forçada que mais parecem uma nota de 30 reais. Algumas, obviamente, necessitaram de um ghost writter, como políticos ruins de gogó ou de escrever palavrinhas, arte que nós jornalistas chamamos de ser bom nas pretinha, referência às teclas das antigas máquinas de escrever e, hoje, do computador.

Desconfio que forçar os pequenos a ser adultos antes do tempo começou nos anos 1960, com a proliferação dos bailes de carnaval infantil. As mamães colocavam maquiagem pesada nos pimpolhos, batom, óculos escuros e tudo o mais. A “evolução” natural foi forçá-las a tentar, precocemente, a  carreira de modelo. Nem vou falar na gravidez precoce.

Agora, só falta um programa de reality show em que elas desempenhem papéis de idosos em asilo. A constatação é terrível. Parece que caminhamos para um mundo sem crianças.

A inocência elas já perderam há  muito tempo.

Imagem: Freepik

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »