Os medalhados

24 out • A Vida como ela foiNenhum comentário em Os medalhados

Já não se fazem mais formaturas como antigamente. Claro, quando é no curso superior tem aqueles vídeos longos, discursos longos e não raro chatos, aquela alegria toda. Tão chatos que jurei para mim mesmo não ir nunca mais a formaturas e reuniões de condomínios.

O que falo é das formaturas do curso ginasial, assim chamado à época. Normalmente, terminávamos o curso secundário aos 15 anos, mas a cerimônia começava já na primeira série. Havia o suspense desde o fim dos exames escritos e orais até o anúncio dos que passaram e com qual nota, geral e por disciplina.

Você não podia fazer feio. Como na Fórmula 1, tinha que figurar pelo menos entre os dez primeiros em classes de 50 alunos, pouco mais, pouco menos. Melhor se fosse entre os cinco, muito melhor se estivesse entre os três e maravilhoso quando se era o primeirão.

Eu tinha confiança no meu taco, então sempre estava entre os cinco primeiros, com várias notas dez nas disciplinas. O que rebentava era Matemática. No dia 8 de dezembro, nós e nossos pais íamos a um salão ouvir as boas (ou más) novas. O prêmio era uma reles medalhinha de latão, mas com que alegria as pendurávamos no peito. E os pais, nossa!, choravam de emoção.

Outo dia, remexi nas minhas coisas e achei duas medalhas. Eram ao portador, então não sei qual disciplina ou ano as recebi. E dizer que aquela singela peça de metal que estava na minha mão foi responsável por momentos de suprema felicidade que duravam por todos os meses de férias. Eu cheguei lá. Repetia com orgulho e para orgulho e alegria dos meus pais.

Isso tudo terminou. O orgulho do fazer bem feito evaporou.

Imagem: Freepik

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »