Os lanches da infância: banana e canela

21 out • A Vida como ela foiNenhum comentário em Os lanches da infância: banana e canela

Quando eu era piá em São Vendelino, caminhava um  quilômetro em estrada de chão batido para ir ao grupo escolar. De calças curtas e de chinelo, os invernos eram – literalmente – de doer. Uma capa Tropeiro me defendia da chuva e do vento cortante. Na sacola de pano, livros, cadernos e a merenda. Ó que saudades que eu tenho etc e tal.

Meu pai era comerciante, então tínhamos um padrão de vida superior aos colonos, mas naquela época a frugalidade era regra. Ainda mais meu pai, que sofrera os horrores da Alemanha pós-guerra, a I Guerra Mundial. Pão preto torrado com duas opções: ou banana amassada e açúcar, ou com  manteiga, açúcar e canela. Eu era feliz.

Às vezes trocávamos merenda. Linguiça caseira com pão, schmier de cana de açúcar com nata era meu escambo preferido. No quinto ano, o grupo escolar passou a fornecer lanches. Foi então que descobri os prazeres do arroz de leite e do Toddy.

Honestamente, a merenda da minha mãe era melhor.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »