Os inventores

26 abr • Caso do DiaNenhum comentário em Os inventores

Quando a economia da China de Mao Zedong começou a patinar, o ilustríssimo comandante do Povo resolveu catapultar um país agrícola para uma potência industrial em poucos anos. Por isso, em 1957 ele pensou construir um milagre: todos os agricultores foram gentilmente intimados a fabricar aço em pequenas fornalhas padronizadas fornecidas pelo governo.

O resultado foi catastrófico. Sem experiência, os colonos mal e mal conseguiam fabricar ferro-gusa de baixa qualidade. Enquanto isso, pararam de plantar. Via de consequência, a China de Mao sofreu a maior fome da história provocada pelo homem, conhecida como A Grande Fome.

Por isso que sou reticente com milagreiros que pensam em mudar o mundo ou o país numa penada. Quem inventa é inventor. Os milhões que morreram de fome na Grande Fome que o digam.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »