Os intocáveis

28 abr • Caso do DiaNenhum comentário em Os intocáveis

 É expressivo o avanço da tecnologia biométrica em termos de segurança, especialmente em relação aos sensores de impressão digital – que estão muito mais sofisticados, embora simples de usar. Hoje, eles conseguem diferenciar o tecido humano de um indivíduo de impressões digitais fraudulentas, obtidas a partir de uma centena de materiais diferentes que tentam reproduzir o dedo humano.

 Essa é a parte inicial do texto que recebi do vice-presidente da HID Biometris, Phil Scarfo, enaltecendo os módulos e sensores de impressão digital integrados da Lumidigm®.

 Tudo certo, mas há o porém de sempre. Eu não tenho mais impressões digitai. Eu e jornalistas do tempo da máquina de escrever, de operários ou pessoal burocrático, que manuseou, durante décadas, muito papel, só para falar em algumas profissões. O papel é muito abrasivo e vai lixando a pele. De modo que as minhas impressões sifu. Kaput. Não adianta, sensores digitais – do meu clube, do jornal ou de qualquer outro que eu tenha tentado me cadastrar – não me reconhecem.

 Então fico eu lá apertando o polegar ou qualquer outro dedo das mãos nesses equipamentos e nenhuma porta se abre. Numa época em que tudo é digitalizado, eu e um sem número de pessoas fomos excluídos, como os intocáveis do último degrau das castas da Índia.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »