Os 7 pecados capitais: a gula

18 jan • Caso do DiaNenhum comentário em Os 7 pecados capitais: a gula

o pecado da gula

 É o primeiro na lista da Igreja Católica. Antes de mais nada, devo confessar que pequei, sim, quase todos os dias. É bem verdade que já fui mais guloso, mas quem há de resistir aos apelos visuais diários da vida moderna? Pela igreja, é o desejo insaciável, além do necessário, em geral por comida, bebida. Portanto, não estou sozinho. E só não tem mais gulosos por falta de dinheiro. Que pecado maravilhoso esse!

 O contraponto da Gula seria a virtude da temperança, mas a maioria das gentes que a praticam é porque estão de regime forçado ou por motivos estéticos. Nesse caso, um teólogo fundamentalista poderia alvitrar que há outro pecado capital embutido, a Vaidade.

 O problema é que, quando eles foram enumerados, ninguém dava bola para o que hoje chamamos de amor próprio ou autoestima. E, para encarar a vida dura, ela é fundamental. Então não há pecado e nem virtude nesse joguinho guloso-comportamental.

 Mas eu queria ver é alguém carnívoro resistir ao cheiro que vem de um belo churrasco.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »