Os 500 anos da Reforma

21 set • Caso do DiaNenhum comentário em Os 500 anos da Reforma

 Os luteranos programaram uma série de eventos para comemorar os 500 anos da Reforma Protestante, incluindo a difusão das ideias de Martinho Lutero. No seu tempo, o poder da Igreja e o Papa enfrentavam um declínio. Mesmo para os não luteranos e até para ateus, Lutero é um personagem fascinante.

 Ele é considerado o pai da escola pública, por exemplo, pregava a educação para todos e não apenas para os que sabiam latim, a língua deveria ser a do povo. Uma frase atualíssima dele: uma cidade (cidade-estado no seu tempo) só seria grande se todos os cidadãos fossem instruídos. Dispensa maiores explicações e nos remete a uma das piores se não a pior chaga do Brasil.

 Já contei aqui que, na minha infância, morava ao lado de um cemitério luterano, e sempre me impressionou a diferença de um enterro luterano e um católico, com aquela choradeira toda. A cerimônia dos luteranos me ensinou que a concepção de morte deles era diferente da nossa, católica.

 Se era diferente na morte, obrigatoriamente também era de vida. E isso faz toda a diferença do mundo.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »