Os 500 anos da Reforma

21 set • Caso do DiaNenhum comentário em Os 500 anos da Reforma

 Os luteranos programaram uma série de eventos para comemorar os 500 anos da Reforma Protestante, incluindo a difusão das ideias de Martinho Lutero. No seu tempo, o poder da Igreja e o Papa enfrentavam um declínio. Mesmo para os não luteranos e até para ateus, Lutero é um personagem fascinante.

 Ele é considerado o pai da escola pública, por exemplo, pregava a educação para todos e não apenas para os que sabiam latim, a língua deveria ser a do povo. Uma frase atualíssima dele: uma cidade (cidade-estado no seu tempo) só seria grande se todos os cidadãos fossem instruídos. Dispensa maiores explicações e nos remete a uma das piores se não a pior chaga do Brasil.

 Já contei aqui que, na minha infância, morava ao lado de um cemitério luterano, e sempre me impressionou a diferença de um enterro luterano e um católico, com aquela choradeira toda. A cerimônia dos luteranos me ensinou que a concepção de morte deles era diferente da nossa, católica.

 Se era diferente na morte, obrigatoriamente também era de vida. E isso faz toda a diferença do mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

« »