Ontem e hoje nos shoppings

20 jul • Caso do DiaNenhum comentário em Ontem e hoje nos shoppings

Sacolas de compras coloridas

O Ibope Inteligência fez uma interessante pesquisa sobre clientes de os shoppings centers nos últimos 18 anos. A primeira constatação é que os mais velhos (acima de 45 anos) entram em número menor mas ficam mais tempo neles. Mas é para ver a evolução desta faixa etária. Eles eram 18% em 1998, são 29% hoje e serão 40% em 2020 (estimativa).

Quanto aos clientes em geral, do ponto de vista de poder aquisitivo, as faixas A/B que compravam nos shoppings eram 61% em 1998 e hoje são 80%, prova do declínio das lojas de rua, mesmo as de grife. Dói, mas vamos lá: 88% dos clientes liam jornais há 18 anos e hoje só metade lê, 44%. Até os ouvintes de rádio baixaram embora em nível mais modesto, 92% em 1998 e 70% hoje. E a pressa era menor, os clientes visitavam 3,3 lojas e hoje entram em apenas 1,9 loja.

Há alguns paradoxos. Antes, 46% entravam para comprar, hoje caíram para 34%, mas o tempo médio que se fica nos shoppings era de 71 minutos e hoje é de 84%. Arrisco dizer que a explicação é que hoje eles são muito maiores com a consequente aumento do número de estabelecimentos. Prova disso é o número de pessoas que entram apenas para encontrar amigos ou para passear subiu de 16% para 37%.

Instigante trabalho esse. Instigante e um desafio para os lojistas e administradores destes templos de consumo.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »