Ontem e hoje nos shoppings
O Ibope Inteligência fez uma interessante pesquisa sobre clientes de os shoppings centers nos últimos 18 anos. A primeira constatação é que os mais velhos (acima de 45 anos) entram em número menor mas ficam mais tempo neles. Mas é para ver a evolução desta faixa etária. Eles eram 18% em 1998, são 29% hoje e serão 40% em 2020 (estimativa).
Quanto aos clientes em geral, do ponto de vista de poder aquisitivo, as faixas A/B que compravam nos shoppings eram 61% em 1998 e hoje são 80%, prova do declínio das lojas de rua, mesmo as de grife. Dói, mas vamos lá: 88% dos clientes liam jornais há 18 anos e hoje só metade lê, 44%. Até os ouvintes de rádio baixaram embora em nível mais modesto, 92% em 1998 e 70% hoje. E a pressa era menor, os clientes visitavam 3,3 lojas e hoje entram em apenas 1,9 loja.
Há alguns paradoxos. Antes, 46% entravam para comprar, hoje caíram para 34%, mas o tempo médio que se fica nos shoppings era de 71 minutos e hoje é de 84%. Arrisco dizer que a explicação é que hoje eles são muito maiores com a consequente aumento do número de estabelecimentos. Prova disso é o número de pessoas que entram apenas para encontrar amigos ou para passear subiu de 16% para 37%.
Instigante trabalho esse. Instigante e um desafio para os lojistas e administradores destes templos de consumo.