O toquinho natalino

13 dez • A Vida como ela foiNenhum comentário em O toquinho natalino

Os mimos que jornalistas recebem no final do ano de entidades empresariais são chamados de “tocos” ou “toquinho” no jargão jornalístico, cultura que está começando a desaparecer. Há anos, um colega de redação que era editorialista, portanto anônimo e sem crédito no jornal, queixava-se muito que nunca havia recebido um toco. Nenhumzinho, lamentava, nem mesmo um toquinho.

Então alguém aprontou uma para o infeliz. Pegaram uma caixa que originalmente abrigava um jogo de canetas, colocaram algo dentro e pediram para a secretária de redação envolver a caixa em vistoso papel de embrulho de Natal. Depois pediram que o boy da redação entregasse para o chorão como se de fora o pacote tivesse vindo.

Ele abriu rapidamente o presumível mimo, certamente pensando que até que um dia chegara sua vez. Nem de longe. Na caixa repousava um toco de lápis comum já e com rigor mortis de tão pequeno. Alguém gritou lá do fundo

– Taí, ó, finalmente chegou tua vez de ganhar um toquinho…

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »