O secretário francês  

23 ago • A Vida como ela foiNenhum comentário em O secretário francês  

Houve uma época na minha vida em que um bom número de pessoas recém-apresentadas me chamavam de “Fernandes”. Sei eu porque cargas d’água. Fosse hoje até dava para entender, mas nessa época eu tinha 30 anos e olhe lá. Mistérios cognitivos da mente humana.

O inesquecível locutor de rádio, depois apresentador de TV, Airton Fagundes, era amigo – desde a juventude em Passo Fundo – do advogado e secretário da Saúde Lamaison Porto, cuja pronúncia era “Laméson”. Mas não para Airton. Dizia “Lamaison” mesmo, o que aborrecia o passo-fundense. Um dia, ele pediu para um amigo comum que pedisse ao Airton que desse a pronúncia correta quando falasse no rádio. Airton ouviu o pedido em silêncio. Em seguida entrou no ar.

– O secretário Lamaison Porto anunciou que..

Com todas as letras. Ante o questionamento do amigo, explicou.

– O Lamesón não tem nada de francês, é Lamaison mesmo.

Só para inticar com o amigo. Meses depois, passou a falar Lamesón.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »