O Rio Grande do Sul branco 

31 maio • A Vida como ela foiNenhum comentário em O Rio Grande do Sul branco 

A nevasca que encheu o Rio Grande do Sul de neve até as bordas aconteceu em 1965. Aquele ano e nos dois anteriores tiveram algumas situações meteorológicas muito curiosos. Em 1963, uma névoa seca cobriu os três Estados do Sul, especialmente o RS. Na época eu tirava o brevê no Aeroclube de Montenegro e tive que cancelar algumas jornadas mais longas para aprimorar meus conhecimentos de Navegação. Tive que voltar duas vezes em dois dias seguidos porque não se enxergava nada no slo acima de 100 pés. Um perigo voar desse jeito porque o valente CAP4 PP-GCC não possuia equipamento de voo por instrumentos, só era permitida navegação visual (VFR).

No ano seguinte, 1964, foi outro ano de condições meteorológicas problemáticas. Nunca tinha visto tanta turbulência como então, era muito difícil voar e principalmente aterrissar com essa pandorga motorizada com um motor de míseros 65 cv. Então em 1965 veio A Nevasca. Foi um algo. Éramos jovens, então, e tínhamos medo, frio e alegria pela neve em partes iguais. Medo porque teve gente que morreu de frio e até de fome. No link abaixo, um leitor, o coronel Cláudio Vogt, relata como foi a nevasca na visão de um menino na idade escolar na região de Sarandi e alhures. Belas fotos. Veja-as no link www.escritorcfvogt.blogspot.com.br.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »