O resmungo do francês

6 set • A Vida como ela foiNenhum comentário em O resmungo do francês

Quando eu era bem menino, no início dos anos 1950, e morava em São Vendelino, meu pai tinha um Renault Juva 4 que não era maior que um pão de meio quilo. Para enfrentar as estradas sem asfalto da região, era movido com um motor mais fraco que filhote de beija-flor. O grande problema era ligar o motor sem afogar.

Além disso, com quase 100 mil Km na cacunda, o carrinho resmungava ao ser acordado. O motor já deu o que tinha que dar e pode-se dizer que ele rodava por aparelhos. No inverno era um inferno. Com todo cuidado para não descarregar a bateria, apertava-se o botão do arranque e pisava-se no acelerador em manobra bem sincronizada.

Se pifasse a manobra, o remédio era virar o motor com uma alavanca, que se encaixava no virabrequim, com entrada abaixo do radiador. Em boa parte das vezes, o motorzinho do Juva 4 fazia que ia, mas não ia, tossia, engasgava e acabava morrendo. Em casa tudo bem, mas quando se viajava em estradas de chão batido embarradas na calada da noite, dava uma aflição danada.

Se eu soubesse na época o que sei hoje, teria dito ao meu pai que o Juva 4 seria como o Brasil. Fraco como ele só, faz que vai, mas não vai, tosse, resmunga, engasga e morre. Normalmente, na praia.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »