O regional do regional

16 jul • Caso do Dia, NotasNenhum comentário em O regional do regional

O presidente da Frente Parlamentar da Aviação Regional, deputado Frederico Antunes comemorou com o executivo da Gol, Bhrener Matos, e do presidente da TwoFlex, Rui Aquino, o anúncio oficial de que a Gol Linhas Aéreas começa a operar – em 25 de agosto – os seis novos voos regionais. Mas há voos regionais dentro dos voos regionais.

Viagens diárias partindo de Rio Grande, Bagé, Santa Rosa, São Borja e Santana do Livramento, entram em operação em setembro. As passagens começam a ser vendidas em 25 de julho e as aeronaves serão da marca Cessna Caravan, da TwoFlex, com capacidade para nove passageiros.

LOTAÇÃO ESGOTADA

Em tempos idos nos anos 1950, as empresas aéreas como Varig, Savag e outras cobriam o interior brasileiro, até porque as estradas eram precárias. E todos SEMPRE lotados. Mas como? A explicação é simples. Um DC-3, por exemplo, tinha capacidade para 28 passageiros. Se embarcasse apenas um os subsídios do governo cobriam os outros 27. Por isso, que alguns municípios gaúchos que até hoje não são lembrados nos novos voos regionais chegavam a ter um e até dois voos diários.

TEMPOS DE MOLEZA

As empresas aéreas tinham que cumprir algumas exigências. Custa a crer, mas jornalista só pagava metade do valor da passagem para qualquer ponto do Brasil. Sem falar que jornalista era isento de Imposto de Renda. Na verdade, o Leão só começou a apertar a cincha em torno do contribuinte a partir de 1967. Até então quem recebia salários menores nem declarava, e ficava por isso mesmo. Hoje, parece que o Leão quer recuperar todo o dinheiro não cobrado naqueles tempos.

RADICAL LIVRE

Tomou posse ontem o reeleito presidente da Sociedade de Engenharia RS, Luis Roberto Ponte. É difícil encontrar alguém com sua vitalidade e energia. Nascido no Ceará há 85 anos, mas arranchado no Rio Grande há décadas, Ponte já foi ministro de Estado e deputado federal pelo PMDB, entre outros tantos cargos. E ainda preside a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre.  Não é homem de expediente comercial. Como disse um amigo: quando todos vão para casa, ele ainda quer fazer reunião. É um radical livre pela desburocratização.

INVERSÃO DE VALORES

Uma gracinha essa determinação da Anatel sobre  o telemarketing. EU é que tenho que dizer para ela que não desejo receber as mensagens. Em um país civilizado, esse encargo é responsabilidade de quem quer me incomodar. Igual aos sindicatos, que deram a volta e EU é que tenho que ir lá para dizer que não quero pagar o imposto sindical.

A REDESCOBERTA…

O nome do jogo é intercomplementaridade. Enquanto empresas do mundo real abandonam as mídias impressas que as ajudaram a crescer, outras do mundo online “acordaram para um formato que nunca tinham imaginado, que representa uma oportunidade imensa de estar mais presente na vida das pessoas, o das revistas impressas”. A afirmação é de Sergio Nogueira Arantes, publisher da Revista Eventos e do Portal Eventos entre outras qualificações.

…DA MÍDIA IMPRESSA

Isso explica por que algumas das maiores fortunas do mundo, Jeff Bezos, adquiriu o Washington Post; o megainvestidor Warren Buffet investiu US$ 143 milhões na compra de 63 jornais americanos e Carlos Slim, no New York Times. A importância da mídia impressa também pode ser percebida quando milionários e bilionários gastam cerca de cinco horas e meia por semana lendo livros, revistas e jornais, afirma Arantes.

PERGUNTA FISCAL

Amanhã o advogado tributarista Arthur Maria Ferreira Neto irá proferir palestra no Grupo de Estudos de Direito Tributário do IARGS. O tema escolhido foi: “É legítimo ao Estado cobrar implementação de ICMS no regime da substituição tributária”?

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »