O que se ouve por aí

2 mar • Caso do Dia, NotasNenhum comentário em O que se ouve por aí

Entreouvido na Rua da Praia quando se mistura com transeuntes aos pares.

– Tenho que pagar um boleto e não sei como (entre camelôs).

– …aí eu garrei e disse pra ele …(excerto de papo entre duas garotas).

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– Ela não sabe nem se vestir, imagina (também entre duas garotas na fila da lotérica).

– Tu já viu, né? Olha a pretensão, né? (agora entre dois homens).

– Não tenho medo do covide, diz que só pega nos veio (uma garota e outra com mais idade).

– Isso tudo é culpa dos políticos (atendente em banca do Mercado Público).

– Que situação! (em nove entre 10 conversas entre adultos).

Portugal, nosso avozinho

Eu amo ver a TV portuguesa. Eles falam como nós brasileiros achamos falar o português correto. Como a língua lá falada não tem subtexto, ao longo da história eles tiveram poucos filósofos. Por isso o falar deles é direto.

Clareza

Assisti o final de um filme no canal SIC . Nos créditos finais aparecem uma lista de empresas e, antes delas, a expressão (auxílio à produção). Bem mais claro que “conteúdo editorial”. Já o povo daqui chama de “merchandising”.

Os meios de comunicação de Portugal ainda tratam a pandemia em ondas, ao contrário do Brasil. Os lusos enumeram três ondas, a última em janeiro.

A  Carris portuguesa

Lá também a empresa de transporte público se chama Carris. E virou polêmica o fato de ter comprado 10 mil ” chocolatinhos” para distribuir a rodo.

Total mudança

O mundo tal como o conhecemos terminou. A não ser que surja um medicamento realmente eficaz, como o tamiflu foi (mais ou menos) para a gripe H1N1, para dar tempo aos laboratórios criar vacinas mais eficazes e seguras, vamos nessa tragédia e no ritmo ditado pelo vírus.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

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