O Príncipe dos Poetas

9 jan • A Vida como ela foiNenhum comentário em O Príncipe dos Poetas

Numa das pescarias que a GM bancou no Pantanal por volta de 2000, estávamos curtindo a madrugada subindo o Rio Paraguai com o barco a Princesa do Pantanal ou seria Rainha? Nos três anos que fui, eu e dezenas de jornalistas de todo o Brasil, senti como o Pantanal é mágico. Tem alguma coisa naquela região que mexe com teu DNA. No restaurante do barco, que funcionava 24 horas, falávamos sobre esperanças e desesperanças, quando o jornalista Sebastião Gorgulho se pôs a declamar este soneto do Padre Antônio Thomas.

Quando partimos no verdor dos anos,
Da vida pela estrada florescente, 
As esperanças vão conosco à frente, 
E vão ficando atrás os desenganos. 

Rindo e cantando, célebres, ufanos, 
Vamos marchando descuidadamente; 
Eis que chega a velhice, de repente, 
Desfazendo ilusões, matando enganos. 

Então, nós enxergamos claramente 
Como a existência é rápida e falaz, 
E vemos que sucede, exatamente, 

O contrário dos tempos de rapaz: 
– Os desenganos vão conosco à frente, 
E as esperanças vão ficando atrás.

Achei fantástico, então pedi para o Gorgulho o nome do livro para ir à caça. Não tem, respondeu ele, e passou a contar a história do cearense. Padre Antônio Thomas (1868-1941), considerado o Príncipe dos Poetas Cearenses, nunca permitiu que publicassem livros com sua obra, essencialmente poesias. O Ceará o respeitou. A Igreja nunca o viu com bons olhos, porque cantava os miseráveis, os desajustados, os perdedores. Este soneto mostra o quanto o Padre Antônio era bom no que fazia.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »