O petróleo gaúcho

2 out • Caso do DiaNenhum comentário em O petróleo gaúcho

 O fato de nenhum investidor ter apresentado oferta para exploração de petróleo na Bacia de Pelotas tem uma explicação. Durante décadas se acreditou – ou se quis acreditar – que havia petróleo na costa gaúcha. Ao tempo do governador Paulo Maluf, a estatal Paulipetro fez exaustivas sondagens e não achou nada. Anos depois, no governo Yeda Crusius, surgiu a tese que poderia haver reserva de gás, mas não de petróleo.

 Verdade que de lá para cá veio o pré-sal, mas a exploração em grandes profundidades custa uma babilônia de dinheiro, e com o preço atual, não compensa. É o que dizem os especialistas. Por falar nisso, vocês já repararam que ninguém mais fala no preço do barril (157,3 litros). Apesar de toda a tensão coreana e árabe? Pelo menos para explicar porque o preço do petróleo não deu um pinote. E com as redações reduzidas ao mínimo, estamos de cobertor curto, especialmente no Brasil, onde só se fala na Lava Jato & Cia.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »