O perigo das sementes I

7 out • Caso do Dia, NotasNenhum comentário em O perigo das sementes I

O – até agora – misterioso caso das sementes que produtores estão recebendo de emissor anônimo pode embutir perigo bioterrorista. Se as sementes estiverem contaminadas por microrganismos é uma coisa, mas o furo é mais embaixo.

Podem ser de vegetais de difícil e até impossível controle, que sufocam espécies nativas.

https://www.banrisul.com.br/pix?utm_source=fernando_albrecht&utm_medium=blog&utm_campaign=pix&utm_content=centro_600x90px

Foto: Carla Santos 

O perigo das sementes II

É o caso do Capim Annoni, espécie importada da África nos anos 1970, trazida por sua resistência. Gol contra. É praticamente indestrutível. É abrasivo, por isso reduz a vida útil do gado, e tem baixo valor nutritivo. Sufoca os campos nativos e hoje está presente até na beira das rodovias, espalhado pelo vento ou pneus dos veículos.

Fungos, bactérias e ácaro

A Secretaria de Defesa Agropecuária, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), informou ontem que foram encontrados fungos, bactérias e possibilidade de pragas quarentenárias (que não existem no Brasil) em pacotes de sementes não solicitados que chegaram ao país e foram encaminhados ao Ministério. Após análises laboratoriais, foi identificada a presença de ácaro vivo em uma amostra; de três fungos diferentes em 25 amostras; de bactéria em duas amostras; e possibilidade de pragas quarentenárias em quatro amostras (como plantas daninhas). Até o momento, foram confirmados 258 pacotes de sementes não solicitados em 24 estados e no Distrito Federal. Os únicos estados que ainda não registraram o recebimento do material foram Maranhão e Amazonas. A expectativa é que em 30 dias haja um detalhamento maior desses resultados.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »