O meteorito da morte

2 jan • Sem categoriaNenhum comentário em O meteorito da morte

A Rússia testou com sucesso, na semana passada, um novo sistema de mísseis hipersônicos – o Avangard. O ensaio foi supervisionado pelo presidente russo, Vladimir Putin. Segundo as agências internacionais, esse novo sistema é capaz de superar o escudo antimísseis norte-americano. “Em 2019, o novo sistema estratégico intercontinental Avangard vai estar a serviço das Forças Armadas”, anunciou Putin, que supervisionou o teste a partir de uma sala de controle no Ministério da Defesa russo.

Essa arma, se for mesmo operacional com os russos afirmam, desequilibra todo o xadrez nuclear deste arrogante planeta. Obviamente que Donald Trump vai ter que se virar nos 30 e descobrir o novo artefato nuclear capaz de pelo menos empatar com o brinquedinho do camarada Putin. E lá vamos nós brincar de novo de extermínio mútuo. O problema é que, como em briga de bar, sempre acaba sobrando para quem não tem nada a ver com a bronca.

Cultura gastronômica inútil

Por que seu hambúrguer de carne de gado tem o sabor que tem e por que a carne de perua tem gosto de peru? Por causa da Reação de Maillard. É uma reação química entre um aminoácido ou proteína e um carboidrato redutor, obtendo-se produtos que dão sabor, odor e cor geralmente escura aos alimentos. Foi formulada em 1912 pelo francês com este sobrenome. Serve até para explicar o sabor do churrasquinho de gato.

Pronto. Agora você sabe tecnicamente porque seu hambúrguer ou bife tem gosto bom (ou não) e como se transforma o branco leite condensado em dulce de leche marrom.

Seu Diógenes…

Vivo fosse, o filósofo Diógenes, aquele grego que saía às ruas como uma lâmpada alegando procurar um homens honesto, talvez tivesse menos chance hoje. Mas há exceções. Os deputados eleitos pelo Partido Novo no RS, Fabio Ostermann e Giuseppe Riesgo, ajuizaram, dia 30 passado, uma ação popular que visa suspender o pagamento das URVs a servidores públicos.

Segundo informações da própria Assembleia Legislativa, o valor pode ser pago a qualquer momento, considerando que os valores devidos já foram destinados pela Mesa Diretora. Há pedido de liminar, que deve ser apreciado pelo juiz de plantão.

…traz tua lâmpada

A ação popular questiona a prescrição e a alegada renúncia. “A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa pretende adotar o mesmo entendimento do Tribunal de Contas, que concluiu pela renúncia tácita da administração pública, o que garantiria os créditos dos servidores, em sua maioria os inativos”, explica Ostermann. Bem, repito aqui que eu tinha aplicações e saldo na minha conta bancária quando se deu a virada para o Real e todos os meus cálculos mostraram que não perdi nada com a URV.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »