O menino malvado

13 jan • Caso do Dia, NotasNenhum comentário em O menino malvado

Nos anos 1980, houve uma seca braba que obrigou a prefeitura a usar caminhões-pipa para molhar alguns canteiros de avenidas, tão esturricadas que estavam as plantas e até os arbustos. Na época, o executivo municipal podia dar atenção até a detalhes como esse. Houve um ano, 1982, em que a temperatura era a mesma das últimas semanas, quente como o diabo de dia e ligeiramente “frio” de noite. No início do ano, terminou a moleza. Depois veio uma enchente daquelas. Foi a primeira vez que se ouviu falar do El Niño e La Niña e seus efeitos no continente.

Imagem: Freepik

SECOS E MOLHADOSbanri novo

Os apelidos, dos dois maninhos endiabrados já deixa claro que foram batizados pelos espanhóis. E espanhol antigo. Quando Cortez & Cia chegaram na América do Sul, ouviram dos incas que as épocas de seca e de enchentes eram culpa dos dois – seca mais com a Lá Niña. Eles não sabiam do aquecimento das águas do Pacífico e muito menos das nuances, se do Pacífico central, oriental ou meridional.

OS INOCENTES

O curioso é que a seca no Sul do Brasil, mais no RS, não se explica pelo La Niña. Ambos são aleatórios, nunca existe um igual ao outro em duração, intensidade ou nuances ainda não detectadas. O que se sabe é que o guri significa muita chuva no Sul, seca no Nordeste e vice-versa. Mas nem isso pode ser o caso, é mais na média.

MONTA E DESMONTA

Interessante a forma pela qual as assessorias de imprensa criam novidades. Durante semanas a Prefeitura de Gramado enviou releases sobre a montagem do Natal Luz de Gramado. Passado o evento, agora enviam texto que começa com “começou a desmontagem do Natal Luz”. A continuar, breve lerei “prossegue a desmontagem do Natal Luz”, depois “está quase no fim a desmontagem do Natal Luz”, e finalmente “concluída a desmontagem do Natal Luz”.

MURPHY ATACA!

Em matéria de Lei de Murphy o Irã é campeão. Perdeu um dos principais generais, foi abalado por um terremoto em área onde fica uma usina nuclear e um de seus misseis – por acidente ou de propósito – derrubou um avião com 176 pessoas. E por isso está sendo condenado até por quem achava que, no caso do general, os americanos foram longe demais. Tudo em poucos dias.

ANGU DE CAROÇO

Para piorar, 63 dos mortos eram canadenses e eles querem saber do caso como o caso foi. E para piorar mais ainda, a Ucrânia, que também perdeu gente, sem falar que a empresa aérea era ucraniana, também quer o mesmo. É embaraçoso para o regime dos aiatolás, embora os persas neguem a autoria.

 

ENGODO

Maior enganação já engendrada pela humanidade, o horóscopo é um lugar comum de promessas que não se cumprem ou de obviedades pétreas.

PENSAMENTO DO DIAS

Não adianta a água ser mineral se o gelo é água do Guaíba.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »