O melhor restaurante do mundo

9 fev • A Vida como ela foiNenhum comentário em O melhor restaurante do mundo

 Acho graça na pretensão de se fazer concursos ou de achar “o melhor restaurante do mundo”. Nem mesmo as bíblias da gastronomia como o Guia Michelin podem esquecer casas melhores do que aquelas que se distinguem com as famosas estrelas. Tem que ser dito que as mereceram porque foram elas, entre tantas outras, que se destacaram. Nas que os jurados foram. Obviamente não jantaram ou almoçaram em todos os restaurantes nem mesmo de um país pequeno.

 Leio com frequência que tal restaurante é um dos melhores do mundo, mas falta acrescentar “dos que eu conheço”. Mesma coisa sobre a melhor churrascaria. Ora bolas, não existe isso. De um dia para outro, a carne pode ser de outro fornecedor, o fogo foi aceso com mais ou menos umidade e o assador não estava no seu dia ou se distraiu entre ene outros fatores. Você nunca vai comer um churrasco igual ao anterior. Pode ser o melhor para você, mas não para o freguês da mesa ao lado.

 A minha escolha da melhor comida do mundo é a que a dona Zita fazia quando eu era jovem. Nunca ninguém, em época alguma, em país nenhum, e cozinheiro algum cozinhava melhor do que ela.

 Para mim. Para você, deve ser a tua mãe, mulher ou tia quem fez a melhor comida. Que, se eu pudesse provar, talvez torcesse o nariz. Na vida, tudo é relativo, especialmente, a cozinheira ou o chef.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »