O maior perdedor…

17 nov • Caso do Dia, NotasNenhum comentário em O maior perdedor…

… não foi bem Jair Bolsonaro. O PT perdeu  133 municípios (de 253 para 12r), o PCdoB caiu de 51 para 31, o Problema apenas três municípios, faltando algumas definições do segundo turno, PCO, PSTU e outras de extrema-esquerda mal e mal encheram meia dúzia de urnas. O grande perdedor foi a esquerda.

UM MUNDO PARALELO

Na Guerra da Independência dos Estados Unidos, uma das batalhas mais ferozes foi a Brandywine. Um franco-atirador britânico, o Capitão Patrick Fergusson, tinha um alto oficial na mira, mas não atirou porque achava desonroso matar um homem pelas costas. O alvo era George Washington.

A TEORIA DO “SE”

O que teria acontecido se o  britânico apertasse o gatilho nunca saberemos, mas é fascinante o exercício de “e se?”.  A todo momento acontecem “e se?” na vida, nossa e na dos outros.  No  caso da eleição de Porto Alegre, o que teria acontecido se a chapa do ex-prefeito José Fortunati, do PTB, não tivesse sido impugnada? Sebastião Melo do MDB iria para o segundo turno ou seria ele?

https://www.banrisul.com.br/pix?utm_source=fernando_albrecht&utm_medium=blog&utm_campaign=pix_poscadastro&utm_content=centro_600x90px

A ORDEM DAS COISAS

Podemos supor, com boa chance de acerto, que no segundo turno Manuela D’Ávila, do PCdoB, perderia para qualquer um dos dois, dada a avalanche de votos de um dia para outro para o peemedebista, que estava em terceiro nas pesquisas. Ninguém esperava que ele fizesse mais votos que a oponente.

Mas…

…UM MINUTINHO !

De novo o “se”. Esse cenário acima só é válido SE o eleitor de Porto Alegre mantiver o mesmo voto no segundo turno. Difícil, mas nunca impossível. Além disso, o Senhor Imponderável é muito insidioso. Ele traça o destino dos outros.

AS FATIAS DA PIZZA

Todos contra Manuela, diziam eleitores antiesquerda. Aliás, Porto Alegre nunca foi de esquerda. Os 30% de Manuela equivalem à sua fatia histórica, que estimo em algo em torno de 20% mais 10% que votam por simpatia e não por ideologia. É de ver se no segundo turno estes 10% não se expandem.

O REI ESTÁ MORTO…

…viva o Rei. Parece que o PSOL é o herdeiro do PT, que se lambuzou todo quando foi poder e se enroscou no tronco da corrupção. Foi cooptado pelo mesmo poder que imaginou destruir. Além disso, mercê da herança soviética, nunca foi de renovar seus quadros.

 O único nome novo bom de voto e liderança foi Jairo Jorge, ex-prefeito de Canoas e que agora está no segundo turno pelo PSD, torpedeado que foi pelos caciques do PT. Como na gerontocracia soviética, cachorro não larga osso. Muito menos faz autocrítica de verdade.

PROCESSO CONTRA O DIABO

Estou pensando seriamente em processar a Samsung por dano moral. Seu corretor é do mal. Distorce, me deixa mal com as palavras que inventa, nem remotamente parecidas com as que escrevi. E quando tento corrigi-las ele teima em ficar imóvel ou botar espaços que nunca pensei em colocar. Em resumo, ele é o Diabo.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »