O jogo da memória

15 mar • Caso do Dia, NotasNenhum comentário em O jogo da memória

O jornalista Ivan Lessa criou, há anos, um belo resumo da falta de memória do povo brasileiro: de 15 em 15 anos, o Brasil esquece os últimos 15 anos. Na época, final de 1960, fazia todo sentido, muito embora ainda se vivesse um Brasil de muitos leitores. Nada espetacular, mas se comparado com hoje dávamos um baile.

Com o correr dos anos, percebi que esses 15 anos do Ivan já não mais captavam o espírito da coisa, e comecei a pensar que estávamos tão mal em aprender com nossos erros que podia ser de 10 em 10 anos. Mais adiante, já perto dos anos 2000, reduzi ainda mais. Era de cinco em cinco anos que esquecíamos tudo.

Hoje, dá para pensar em dois anos. O ser humano é o único animal que cai no mesmo buraco duas vezes, já ensinava o austríaco Ernest Moser, do Chalé da Praça XV. E, então, estamos condenados à buraqueira. Hoje, penso em reduzir para um ano, e não demora o esquecimento se dará instantaneamente.

Posse no IARGS

Mesa 5O advogado Leonardo Lamachia tomou posse para mais uma gestão como Vice-Presidente do Instituto dos Advogados do RS, presidido pela também reeleita Sulamita Cabral. O ex-presidente da OAB/RS e da OAB Nacional Claudio Lamachia prestigiou o sócio e irmão. Na solenidade também foram empossados no Conselho Superior o ex-Ministro Ruy Rosado de Aguiar, o ex-presidente do TRF da 4ª Região Vilson Darós, além de consagrados advogados e juristas.

O Instituto tem 92 anos de história e reúne advogados, magistrados e membros do Ministério Público. Sua composição heterogênea possibilita ao IARGS, no momento atual, ser protagonista novamente de grandes debates da advocacia, do direito e da justiça, temas que estão em alta como nunca no Brasil.

Foto: Vanessa Schneider

Livres

livresAqui no Sul não saberia dizer da penetração da organização Livres, mas em outras cidades como São Paulo o movimento ganha força com a adesão de parlamentares de diversas siglas. O presidente da organização, Paulo Gontijo, presidente da organização, diz que se trata de um movimento liberal, suprapartidário que desenvolve lideranças, políticas públicas e projetos de impacto social com o objetivo de renovar a política e construir um Brasil mais livre e democrático.

Além do prestígio do presidente, o Livres também conta com notáveis no seu Conselho Acadêmico, composto por Elena Landau, Leandro Piquet, Persio Arida, Ricardo Paes de Barros, Samuel Pessôa e Sandra Rios.

Restituição IR

O Banrisul oferece aos seus clientes uma linha de crédito especial para antecipar a restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física 2019 (ano-base 2018). O correntista pode antecipar até 90% do valor da restituição, com taxa de juros a partir de 1,75% ao mês.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »