O japonesinho do Geisel

17 nov • Notas1 comentário em O japonesinho do Geisel

 Alguém postou uma fotofofoca no Face com Shigueaki Ueki, ex-ministro de Minas e Energia do Governo Geisel. Lembrei de um causo dele quando o governo mandou meio ministério para uma missão mista governo-empresários ao Japão. Namorávamos o dinheiro deles. Houve uma série de reuniões e, lá pelas tantas, Ueki se dispôs a ciceronear empresários para a noite de Tóquio. Chegaram em um fino restaurante, sentaram, e Ueki tranquilizou os amigos.

 – Deixa comigo, eu sou nissei e ainda falo um pouco de japonês que aprendi na infância.

 Quando veio o maitre, o japonesinho do Geisel disse algo em japonês que levou o maitre e atentos garçons à gargalhadas homéricas. Ueki não entendeu, até que um vizinho de mesa nissei esclareceu.

 – É que o senhor falou “nenê qué papá!”

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

One Response to O japonesinho do Geisel

  1. Paulo C Teixeira disse:

    E parece que papou mesmo…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »