O Japão de Trump

10 nov • NotasNenhum comentário em O Japão de Trump

Nunca mais o Japão viverá outro milagre japonês como nos anos 1970 porque a população não cresce. Desde meados dos anos 60, o baby boom do pós-guerra sustentou a economia. Em resumo, os japoneses faziam mais filhos porque os horrores da guerra ficaram para trás. Depois, passaram a não querer mais filhos.

O povo sempre acha que uma população estável em número resulta em economia próspera. É justamente o contrário. Vide a Europa. Ah, irão dizer mas, como nos Estados Unidos, os casais têm cada vez menos filhos? Sim, eles realmente tem 0,8 filho por casal. Mas os imigrantes que chegaram, e seguem chegando, não. Bebês, adolescentes, estudantes, todos movimentam enormes rodas da economia. Então se Trump barrar a entrada de estrangeiros, estará dando um tiro no pé no médio e longo prazos.         

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »