O jacaré

17 abr • A Vida como ela foiNenhum comentário em O jacaré

Jacaré tem 1001 utilidades, como se dizia do Bombril. Pode ser bolsa, sapato, em miniatura serve como marca de camisa, ou sinônimo de sujeira no gelo que se bota na bebida e até mesmo um instrumento publicitário poderoso. Foi o caso do empresário Jayr Boeira de Almeida, que foi dono de hospitais do chamado Grupo Conceição, depois estatizados.

Vindo de Getúlio Vargas RS, nos anos 1950, ele comprou uma farmácia na avenida Eduardo, hoje Franklin Delano Roosevelt, no 4º Distrito de Porto Alegre. Ele achou que precisava de um diferencial para atrair fregueses da concorrência, então colocou uma placa avisando que ela abria dia e noite, bastava acionar a campainha ao lado da porta.

O problema é que raramente o pedestre olha para os lados a não ser que exista algo que prenda sua atenção. Uma simples placa não era visualizada, mesmo que contivesse uma informação importante. Jahyr contava que ele passava as madrugadas acordado esperado em vão o trintrim da campainha. Pois foi numa dessas noites insones que ele teve a ideia do jacaré.

A casa tinha uma ampla vitrine, herdada de alguma loja anterior, então o farmacêutico recuou o vidro e rente à calçada colocou outro, deixando um bom espaço que encheu de água, lembrando um aquário grande. E bem na altura dos olhos dos passantes recolocou a placa avisando do atendimento dia e noite. Na “piscina” colocou um jacaré. Vivo.

Não houve quem não parasse para admirá-lo e não tinha como não ler os dizeres da placa.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »