O insustentável peso do terror

18 jul • Caso do DiaNenhum comentário em O insustentável peso do terror

Desde os últimos atentados em solo europeu, potências ocidentais vêm prometendo jogo duro contra o terror, e, certamente, o aumento dos bombardeios em territórios dominados pelo EI fazem parte dessa dureza. Ou não. Quer dizer, é uma reação tímida demais para significar algo maior. Tenho a impressão de que o jogo duro nem mesmo começou, e por um motivo simples: ações grandes não se fazem no curto prazo. E curto prazo aqui são pelo menos alguns meses.

Quanto tempo a Europa irá suportar os atentados? A tese de que não basta matar formigas, e é preciso eliminar os formigueiros, significa guerra. A frase é do jornalista paulista Carlos Brickmann, e ele tem carradas de razão. Como é que a guerra vai se materializar é questão em aberto. Mas dá para sentir no ar que os europeus estão realmente fartos desse status quo, dessas ações ignominiosas levadas a cabo por uma parcela dos islamitas. Isso é doloroso, o efeito xenófobo que o terror causa.

E não tem essa de diálogo com terroristas. Como já disse o general prussiano Carl von Klausewitz, a guerra é a continuação da política por outros meios.

 

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »