O homem da vassoura

27 mar • A Vida como ela foiNenhum comentário em O homem da vassoura

 O jornalista Gilberto Jasper conversou por duas horas com ex-senador Pedro Simon. É dele este relato.

 Entre inúmeros casos, Simon contou como viu Jânio Quadros pela primeira vez. Foi durante a campanha eleitoral de 1960, quando o candidato esteve pela primeira vez em Caxias do Sul, onde foi recebido pelo presidente municipal do PTB. Do aeroporto até o hotel, Jânio ouviu detalhes sobre a criação do município, características regionais, a forte influência italiana e chegada dos gringos.

 O comício – conta Simon – foi uma das maiores concentrações populares do município.

 – Veio gente de toda a Serra e até da região de Passo Fundo para conhecer o homem da vassoura – lembra o ex-senador.

 Em um inflamado discurso, Jânio impressionou pelo conhecimento da cidade.

 – Tinha detalhes que nem eu, que nasci lá, sabia -, confessa.

 Eleito vereador, Simon elaborou um projeto para a criação de um restaurante popular, a exemplo dos que existem igualmente, tendo como público-alvo os operários que poderiam se alimentar a preços acessíveis.

 O projeto foi enviado à Presidência da República que, em poucos dias, respondeu favoravelmente à proposta. Semanas mais tarde, uma equipe de três pessoas chegou a Caxias. Para agilizar o projeto, a Câmara de Vereadores reuniu-se num sábado pela manhã e aprovou por unanimidade a doação do terreno. Resultado: depois de três dias de estada na cidade, os representantes de Brasília saíram de Caxias com a escritura na mão, prometendo acelerar a implantação do restaurante.

 Neste momento, Simon ficou silencioso e continuou:

 – Uma semana depois, Jânio renunciou e jamais o restaurante popular saiu do papel…

 Amanhã, eu conto a história de um derrame sofrido pelo ex-deputado e ex-secretário de Estado Ariosto Jaeger quando ciceroneava o Jânio. Mas não o tipo do derrame que vocês estão pensando.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »