O grande deserto

8 fev • NotasNenhum comentário em O grande deserto

Cerca de 34 milhões de brasileiros não têm acesso a qualquer informação jornalística sobre o lugar onde vivem. Eles fazem parte da população de 3.280 municípios que são considerados desertos de notícias. Seis em cada dez municípios no Brasil estão nessa situação. O dado é parte dos resultados obtidos na quarta edição do Atlas da Notícia, divulgado pelo site Jornalistas&Cia.

Para quem labuta na arte de arrumar letras, que formam palavras, que formam frases, que formam textos, que trazem informação, que trazem conhecimento é doloroso constatar que escrevemos para um número cada vez menor de pessoas, cujo estoque cultural é mais baixo do que barriga de cobra. Por isso em torno de 70% da população brasileira é composta por analfabetos funcionais.

https://www.banrisul.com.br/bob/link/bobw34hn_home.aspx?secao_id=3388%20&utm_source=fernando_albrecht&utm_medium=blog&utm_campaign=afinidade&utm_content=centro_600x90px

O PRAZER DE LER

Está terminando.  Textos mais elaboradas têm um número cada vez menor de leitores e também um número cada vez menor de quem os escreve. O contingente dos primeiros está aumentando e o segundos diminui cada vez mais. Nada mudará isso. Por isso aumenta cada vez mais a distância entre os que sabem e os que não sabem. Os primeiros usam a internet como meio e os segundos, como fim. Para estes, a internet serve apenas como uma grande cola.

E não adianta espernear. Assim é.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »