O golpe da bundinha

26 out • A Vida como ela foiNenhum comentário em O golpe da bundinha

Nos anos 1970, apareceram as bolsas de mão masculinas apelidadas de leva-tudo, logo rebatizada de perde-tudo, pela facilidade de esquecê-las. Eu  mesmo perdi uma duas vezes, mas quem achou devolveu. Porto Alegre tinha mais gente honesta então. A marca mais conhecida era a Capanga, da Mundial Artefatos de Couro.

Foi uma febre nacional, a Capanga vendia mais que pão quente. Com o passar dos anos, elas ficaram cada vez maiores, do tamanho de bolsa grande de mulher. Aí se botava meia casa dentro. No Rio de Janeiro, os hotéis da Zona Sul pediam aos turistas que levassem dinheiro nelas quando fossem para a praia, e uma vez na areia, tomando banho de sol, que se deitassem em cima dela, para evitar a ação dos pivetes.

Não demorou e a molecada deu um jeito. Um deles ficava atrás da vítima e outro passava pela frente e fazia cócegas nos pés do turista. Ele se levantava de imediato, e o cara às suas costas pegava a bolsa leva-tudo e se mandava.

O macete ficou conhecido como golpe da bundinha. Bem coisa de carioca.

Imagem: Freepik

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »