O golpe da bomba

22 mar • A Vida como ela foiNenhum comentário em O golpe da bomba

O sentido dos testes com mísseis e artefatos nucleares da Coreia do Norte pode ter resposta no folclore político brasileiro dos anos 1950. Um senador subiu na tribuna para sugerir uma forma de o Brasil virar potência econômica. Bastava comprar uma bomba A, alugar um avião da Varig e explodi-la num deserto dos Estados Unidos, onde não causaria danos.

No raciocínio do senador, os ianques ficariam enfurecidos de tal forma que declarariam guerra ao Brasil, que seria obrigado a capitular. Ato contínuo, eles nos anexariam e seríamos mais um próspero estado americano. A mosca na sopa veio de um correligionário também meio capenga das ideias que pediu um aparte:

– Excelência, e se nos ganha?

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »