O fim dos mecânicos

28 dez • Caso do DiaNenhum comentário em O fim dos mecânicos

Já observaram como diminui o espaço das oficinas das revendas de automóveis? Antes da aceleração do boom tecnológico, a partir da segunda metade dos anos 1990, as oficinas eram muito maiores. Começou com o fim do carburador e não parou mais. O resultado é que os motores dos automóveis mais novos dificilmente apresentam problemas ao contrário dos antigamentes. O que dá problema hoje é a eletrônica, esta sim poder dar dor de cabeça. E, claro, consertos resultantes de batidas ou colisões.

As oficinas mecânicas tendem a desaparecer ou sofrer redução drástica nos próximos cinco ou dez anos, devido à tecnologia cada vez mais aprimorada e à impressão de peças e até do carro inteiro pela impressão 3D, que já é uma realidade.

Há tempos tinha convicção da primeira. A impressão de carros ou peças 3D foi objeto de matéria no jornal Valor Econômico de ontem. Imaginem a cena. Você vai numa “gráfica” e sai de lá com peças novas e até de um carro zero em questão de horas.

Quer dizer que o mecânico clássico, que você preservava como os antigos médicos de família, este está em acelerada extinção.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »