O filho de Gunga Din

5 set • Caso do Dia, NotasNenhum comentário em O filho de Gunga Din

Quem viu o filme “Um convidado bem trapalhão” com Peter Sellers, uma das melhores comédias já produzidas, deve se lembrar da cena em que o personagem Gunga Din vivido pelo ator britânico se recusa a seguir o roteiro e não “morre” apesar da fuzilaria que o “mata”. Lembra a insistência de Lula. A cena é hilária.

O fundamentalista

Fernando Haddad está parecendo, já não digo lacaio, mas um personagem fundamentalista com fé cega no patrão a ponto de nem mesmo adverti-lo que já passou do ponto. A técnica de postergar o Dia do Não Fico como candidato a presidente nas eleições 2018. É uma questão de amor próprio, até, mas como ele nunca tugiu nem mugiu, deve ser porque não vê nada demais.

O que faz errar ou acertar

Filmes, romances e até estratégias têm um ente superior a governá-los para que deem certo, o timing. Lula vem espichando a corda tempo demais. Mas como dizer isso ao deus supremo da esquerda. Ninguém tem sequer coragem de dizer que o rei está nu dentro de uma cadeia, sem ver as ruas por meses?

 

Segundo turno

Há a possibilidade de Fernando Haddad ir para o segundo turno, reconheço. Acho que não estará, mas não aposto todas as minhas fichas neste quadro. Então a história será contada pelo vencedor.

Clube do trilhão

De verdinhas. A Amazon passou a ser a segunda empresa dos EUA (a primeira é a Apple) a valer mais de um trilhão de dólares. Em comum com a Uber tem o fato de ter só lojas virtuais. Já a Uber é dona da maior frota de táxis do mundo sem ter um só para chamar de seu.

A culpa do querosene

As Nações Unidas realizaram um estudo para entender o impacto das operações aéreas no meio ambiente, segundo a Aero Magazine. O estudo conduzido pelo Programa Ambiental das Nações Unidas e a Organização Mundial de Meteorologia (WMO) mostra que a aviação contribui com 4,9% da mudança de clima causado pela influência humana, incluindo as emissões do dióxido de carbono e outros gases para o efeito estufa.

O que fazer?

Bem, por enquanto temos a possibilidade do combustível verde extraído da cana de açúcar, entre outros vegetais. Mas deixem eu dizer uma coisa: se ele substituísses bem o querosene de aviação as aéreas já o estariam utilizando.

Escolhas seletivas

Somos seletivos na escolha dos maiores poluidores do planeta. Se a primeira indústria que mais polui é a indústria do petróleo, a segunda é a indústria têxtil que usa fios sintéticos. Imagina todos estes produtos jogados fora depois de certo tempo, suas meias, camisas, calças, blusões, pulôveres e tantos outros. E ainda tem o vidro, que é praticamente eterno.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »