O ferraduravírus

18 mar • Caso do Dia, NotasNenhum comentário em O ferraduravírus

Com a derrubada da economia mundial, cabe lembrar uma quadrinha medieval que, na tradução, diz o seguinte: Por causa de uma ferradura perdeu-se um cavalo; por causa de um cavalo perdeu-se um cavaleiro; por causa de um cavaleiro perdeu-se a batalha; por causa da batalha, perdeu-se a guerra. Tudo por causa de uma ferradura.

GUERRA COM PRISÃO

O governo prevê multa e prisão de até dois anos para quem descumprir a quarentena. Agentes de saúde podem acionar força policial. Muito bem, mas onde vão botar essa gente? Na prisão, para contaminar o resto dos presos?

A LISTA DE CORONA

É tão grande e abrangente a lista do que está fechado em Porto Alegre que seria melhor fazer uma lista do que NÃO está fechado.

CHERCHEZ LA FRANCE

Que tenha visto, quase nenhuma publicação enfatizou a diminuição bem diminuída do número de casos na França. Como é boa notícia, a explicação é essa mesma.

MISTÉRIOS AFRICANOS

O primeiro país africano da longa lista das nações mais afetadas pela pandemia é a África do Sul, com apenas 62 casos. Curiosamente onde tem mais brancos. Se olharmos o mapa da Johns Hopkins, que tinge de vermelho cidades e países afetados, verá que a Europa é um vermelhão só; a África, ao contrário, mostra círculos aqui e acolá, e mais ao leste do continente.

MISTÉRIOS INDIANOS

Posso até estar dizendo uma heresia, mas o fato da Índia superpopulosa e com saneamento básico deficientes, além de hábitos de higiene de precários para baixo, pode ser porque adquiriram imunidade ou bem mais imunidade exatamente por isso. Ontem às 16h a Índia tinha 142 casos, muito baixo para a população que tem. O vizinho Paquistão tem 236. Subnotificação ou é a real, essa a dúvida. Mas o número de casos não explodiu, pelo menos não até ontem. O que quero dizer é que são tantas as anomalias que há buracos enormes a investigar. E explicar.

NA MESMA TECLA

Desde o início, tenho insistido que a repercussão do coronavírus é exagerada pelos estragos na saúde. Por causa desse exagero – não estou negando, apenas colocando as coisas no seu lugar – é que a economia afunda de forma tão assombrosa. Alguém já disse, mas essa é a primeira pandemia turbinada pelas redes sociais.

DITO E FEITO

O Capitão perdeu a chance de ganhar respeito ao estimular as manifestações de domingo passado. Dar uma de valentão nesse momento de profunda preocupação do povo brasileiro é o famoso tiro no pé. Foi uma reação juvenil. Logo ele que precisava mostrar liderança e bom senso. Até militares fora do governo se irritaram. Pergunte à sua roda de amigos que votaram nele e sentirá a decepção com o que ele tem dito e feito.

PENSAMENTO DO DIAS

O pânico gerado pelo Covid-19 é tão intenso que é quase obrigação você ser contaminado.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »